Fabiana Favoreto, Leticia Ponce, Mariane Cristine Guilherme, Tamires Bortolasse Luz, Thais Lohayne Valle De Oliveira
Conceito de Endogamia ou Casanguinidade
Endogamia ou consanguinidade é o método de acasalamento que consiste na união entre indivíduos aparentados, que são geneticamente semelhantes. Quando os pais de um animal possuem um ou mais ancestrais comuns, isto é, são parentes, diz-se que o animal é consanguíneo ou endogâmico. O resultado deste acasalamento é o aumento da homozigose. Esta pode ser definida como a formação de um zigoto (célula reprodutora resultante da união de dois gametas de sexo oposto) pela união de gametas que têm um ou mais alelos (uma das formas alternativas de um gene, que ocupa determinado locus no cromossomo) idênticos.
Devido ao aumento da homozigose, a consanguinidade aumenta a semelhança entre os indivíduos, o que pode ser importante para a fixação e refinamento do tipo desejado. O aumento da homozigose ocorre tanto para genes dominantes quanto para genes recessivos. Quando a homozigose ocorre para genes dominantes, os indivíduos assim obtidos, quando acasalados com outros não consanguíneos, tendem a imprimir, com maior intensidade, suas características e isto é chamado de prepotência. Esse é o motivo pelo qual muitos selecionadores de ovinos de corte utilizam a endogamia em seus rebanhos. Quando eles consideram um reprodutor bom, utilizam-no em suas filhas e netas, para manter seus aspectos fenotípicos em seus filhos.A endogamia permite a separação da população em famílias diferentes, ou linhagens, o que pode ser seguido por seleção, eliminando aquelas piores. Isto pode contribuir para a formação de linhagens consanguíneas distintas, que, quando acasaladas, contribuem para o aumento da média de características de interesse econômico. Esta técnica é muito utilizada para a formação de linhagens comerciais compostas.
Por outro lado, a endogamia pode exacerbar tanto as qualidades quanto os defeitos. Seus efeitos desfavoráveis são caracterizados pela redução geral da fertilidade, sobrevivência e vigor dos animais.
Problemas causados pela Endogamia ou Cosanguinidade
Problema causado por endogamia A endogamia, ou seja, o ato de fazer cruzamentos com indivíduos aparentados tende a provocar o surgimento de mais pares de genes em homozigose, diminuindo a porcentagem de heterozigoto, tendo como consequência a manifestações de muitos genes recessivos, no qual provocam alguma degeneração na média do mérito individual. Um exemplo desse cruzamento causando a endogamia é o Kenny, o primeiro tigre branco com Síndrome de Down.
O felino foi cobaia de uma experiência de endogamia, ele nasceu em um criadouro que fez o cruzamento entre dois tigres brancos irmãos. Mas o cruzamento entre parentes é extremamente perigoso e pode gerar uma série de problemas para os filhotinhos da ninhada. Foi o que aconteceu com Kenny. Por causa da endogamia, ele nasceu com sérias deformidades no rosto e também com má formação bucal, que não deixava ele fechar a boca. Além disso, pesquisadores suspeitavam que o animal tivesse deficiências mentais, o que pode indicar que Kenny seja o primeiro tigre branco com Síndrome de Down da história.
Kenny morreu de câncer em 2008, com 10 anos de idade, na reservaTurpentineCreek, para onde foi levado depois de ser rejeitado pelo seu criadouro. Ninguém tinha interesse em comprar Kenny e, por isso, ele não tinha mais valor nenhum para o lugar.
Chediak Higashi em bovinos da raça Hereford
É uma doença autossômica recessiva resultante de uma mutação de gene (LYST) que codifica uma proteína que controla a fusão da membrana lisossômica, esse gene é encontrado no cromossomo 28 do bovino, que ocorre uma mutação no sentido A:T -> G:C que resulta na substituição de uma histidina por um resíduo de arginina , isso irá produzir lisossomos secretores anormalmente grandes em neutrófilos,eosinófilos, monócitos e células de pigmentação, além de que os grânulos leucocitários desses animais acometidos são mais frágeis que de animais normais, rompem-se naturalmente causando dano tecidual, como catarata, suscetibilidade aumentada a infecções e tendência a sangramentos, tornando a morte por hemorragia comum. Os animais afetados apresentam plaquetas defeituosas; grânulos aumentados em leucócitos polimorfonucleares e monócitos e aumento de grãos de melanina nos pelos. (AR) A diluição da cor da pelagem algumas vezes é evidente apenas em recém-nascidos, além de apresentar à íris de cor mais clara (pseudoalbinismo), também apresentam infecções respiratórias e septicemia neonatal. A doença afeta as células NK e linfócitos T citotóxicos, causando aos animais mais susceptibilidade a tumores e vírus. A síndrome Chediak Higashi pode ser diagnosticada pelo exame do esfregaço sanguíneo corado para verificar a presença de grânulos aumentados nos leucócitos.
Efeito da endogamia direta e materna sobre características de prolificidade de suínos Landrace e Large White
Animais das raças Landrace (LD) e Large White (LW) foram utilizados para quantificar os níveis de endogamia direta e materna e avaliar os seus efeitos sobre as características de leitegada para número de leitões nascidos totais (NNT), número de leitões nascidos vivos (NNV) e número de leitões vivos ao quinto dia (NV5). Foi utilizada a metodologia de quadrados mínimos por meio de regressão linear para avaliar alguns modelos propostos a partir das variáveis estudadas. O modelo completo descreveu as características NNT e NNV, incluiu as variáveis: grupo contemporâneo, ano de nascimento da mãe da leitegada, ciclo reprodutivo (linear e quadrático), endogamia direta e endogamia materna. Para a característica NV5, a variável endogamia materna foi excluída do modelo, em razão da prática de troca de leitões entre diferentes leitegadas durante o aleitamento. Os coeficientes de endogamia encontrados para NNT foram 0,38 leitões/% (materna) e 0,12 leitões/% (direta) na raça LW e 0,16 leitões/% (materna) e 0,03 leitões/% (direta) na raça LD. Para NNV foram encontrados para LW -0,02 leitões/% (materna) e 0,11 leitões/% (direta), e para LD -0,003 leitões/% (materna) e 0,004 leitões/% (direta). Para NV5 os valores obtidos para LW foram de 0,09 leitões/% (direta), e na raça LD de -0,009 leitões/% (direta). Os resultados sugerem que a seleção para as características NNT, NNV e NV5 é eficiente para sobrevivência de leitões, mesmo em um plantel núcleo praticamente fechado. De maneira geral, os coeficientes de endogamia materna e direta sofreram elevações no período estudado, possivelmente devido à eficiência da seleção de fêmeas mais prolíficas dentro da leitegada, nascidas nos anos anteriores. Apesar de ter sido verificada a elevação dos coeficientes de endogamia ano a ano, não foi identificada a ocorrência do fenômeno de depressão endogâmica.
Fonte:
http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/ovinos_de_corte/arvore/CONT000fy333t2502wx5ok0pvo4k3wim1lks.html
http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/fique-ligado/conheca-
kenny-primeiro-tigre- branco-sindrome- down-787744.shtml
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S15163598200100010004
http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUBD-A52GW5
Nesse título (Conceito de Endogamia ou Casanguinidade), há um erro evidente. O correto é consanguinidade.
ResponderExcluir