segunda-feira, 13 de junho de 2016

Interação: Genótipo X Ambiente

Gabriela Kuchma Schmoeler, Natalia Sígari Soares, Renata Alignani, Veronika Smoger

Introdução

Nesse trabalho abordaremos a importância da interação do genótipo com o ambiente que está fortemente ligada com área financeira do proprietário, o ambiente altera de maneira diferente o mesmo caráter em diferentes genótipos sendo que eles podem responder de maneira diferente a cada variação ambiental. Também vamos explorar quais fatores influenciam, podendo ser genéticos ou ambientais e quais os tipos de interação que esses alelos irão sofrer.


Conceito de interação genótipo x ambiente

A variação nas características economicamente importantes nos animais domésticos é controlada pela herança genética, pelo ambiente, mas também pela ação conjunta destes dois efeitos, denominada interação genótipo-ambiente. A expressão genética nestas características está sob a influência de um grande número de genes que constituem o genótipo de indivíduo, no entanto, a ação dos mesmos está condicionada pelo conjunto de efeitos contidos no ambiente.
É importante lembrar que a interação existe quando avaliamos no mínimo, 2 genótipos e 2 ambientes, entendendo por genótipos as raças, linhagens ou cruzamentos diferentes de uma espécie, e por ambiente a variações em qualquer nível nos fatores de origem não genética (clima, topografía, manejo, etc.). Quando a diferença entre 2 ou mais genótipos num ambiente dado, não se mantém constante em outro, existe interação.
Com isso, o modelo básico do desempenho animal define a expressão fenotípica da característica na soma dos efeitos genéticos, de ambiente e da interação entre eles, ou seja, o fenótipo dos indivíduos é o resultado de seu genótipo, manifestado segundo o ambiente em que este indivíduo está exposto. Assim, a interação genótipo-ambiente é caracterizada quando as diferenças fenotípicas entre diferentes genótipos são desiguais de um ambiente para outro.

P = G + E + G x E

Em que P é o fenótipo; G é o genótipo; E é o ambiente e GxE é a interação genótipo-ambiente.
A existência da interação genótipo-ambiente adquire importância se há diferenças entre os ambientes de seleção e de produção, o que pode implicar em desempenho diferenciado e, por conseguinte, resposta à seleção significativamente inferior àquela esperada. No tocante ao processo de seleção, isto implica que os animais identificados como melhoradores em um determinado ambiente não serão necessariamente os de melhor desempenho, se transferidos para um ambiente diferenciado ou se sua progênie for criada em condições diferentes do ambiente no qual esses animais foram selecionados, sobretudo se este ambiente for de pior qualidade ambiental ou condições significativamente adversas.
São inúmeros os fatores que podem causar a interação dos genótipos com os ambientes. Do ponto de vista ambiental é fácil visualizar as mudanças: maior ou menor temperatura, forragem de melhor ou pior qualidade, etc., mas do ponto de vista genético é difícil determinar os mecanismos responsáveis das respostas diferentes.
Alguns caracteres são codificados por genes diferentes segundo o ambiente em que são criados, enquanto em outros o único que varia é o grau de expressão deles.

Exemplo

No conceito ambiente deve-se levar em conta o clima, nutrição, sanidade e manejo em que os animais são mantidos para que o genótipo consiga ser expresso.
Animais puros de raça nem sempre são a melhor alternativa pois se o ambiente em que serão mantidos não corresponderem ao que a raça necessita como por exemplo o clima, esses animais não irão produzir o esperado, consequentemente terá perda de produção e perda de dinheiro.
O cruzamento entre raças é fundamental para que se chegue ao animal “ideal” com o genótipo adequado para as devidas condições em que estes serão mantidos, para se obter lucro e excelência na produção.

Conclusão

Conclui-se que, uma das características mais importantes e econômicas, é dada pela ação genótipo x ambiente. Isso ocorre quando avaliamos dois diferentes tipos de genótipo e de ambiente.
Para o método de avaliação usa-se o conceito de clima, nutrição, manejo e sanidade, com isso faz com que o conceito do genótipo seja sempre expressado.

Fonte:

http://www.beefpoint.com.br/radares-tecnicos/melhoramento-genetico/implicacoes-da-interacao-genotipo-x-ambiente-22035/

http://www.milkpoint.com.br/radar-tecnico/melhoramento-genetico/a-importancia-da-interacao-genotipoambiente-na-bovinocultura-leiteira-parte-i-58465n.aspx



Nenhum comentário:

Postar um comentário