segunda-feira, 13 de junho de 2016

Melhoramento Animal

Profa. Dra. Natália Albieri Koritiaki

Este blog tem o objetivo de divulgar os trabalhos de melhoramento animal dos meus alunos.


O Melhoramento Genético Animal é uma ciência que visa aumentar as frequências de genes favoráveis  por meio de seleção e acasalamentos direcionados, assim, melhorando a capacidade produtiva dos animais.

Desde o início da domesticação os animais vem sendo selecionados para produção de matérias-primas para o consumo humano, como: carne, leite, pele, ovos e fibras. Está seleção resultou em alterações nas diferentes espécies domésticas, acarretando em um incremento na produção.

Este incremento foi atingida também por alterações ambientais, contudo, a maior proporção foi devido a mudanças genéticas, realizadas principalmente por ação humana, que por séculos realizaram a conservação e a procriação de animas com características desejáveis, levando a um melhoramento dos rebanhos. Antes mesmo da formulação dos princípios de herdabilidades por Gregor Mendel os produtores já eram ''engenheiros genéticos'' e faziam a seleção dos animais mais produtivos.

Então, os animais de hoje são resultado de milhares de anos de seleção que retirou genes pobres e reteve os genes bons.

O melhoramento em desempenho relativo às mudanças genéticas tende a ser permanente e acumulativo, ou seja, se os programas de melhoramento genético forem interrompidos, o incremento obtido até esse ponto geralmente não é perdido e, ainda, o incremento obtido por meio de mudanças genéticas da geração atual é somado ao incremento obtido por meio de mudanças genéticas das gerações anteriores.

Ao passo que o melhoramento em desempenho relativo às alterações ambientais, tais como melhor nutrição e manejo, são geralmente temporários, ou seja, se alteração ambiental for descontinuada o desempenho dos animais voltam aos níveis anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário